- Direito Autoral -

Eu respeito o dos outros!

Por favor, respeite o meu!

segunda-feira, 10 de setembro de 2007


Memória



É incrível como hoje eu me dei conta da minha memória. Nas quase três horas em que assisti ao documentário da GNT sobre o 11 de Setembro, fiquei relembrando de fatos mundiais marcantes ocorridos nestes meus cinquenta e dois anos e de onde eu estava quanto fiquei sabendo deles.


O golpe militar de sessenta e quatro e uma garotinha de oito anos assustada segurando a mão do pai, passando em meio a cavalos na rua Maria Antonia e o fogo na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras que ficava em frente ao Mackenzie. Poucos meses depois, em novembro, essa mesma menina sentada ao lado da mãe que passava roupas, ouviu que o Presidente Kennedy tinha sido assassinado. A adolescente curiosa, que assistiu o homem pousar na lua pela televisão na sala da casa de duas amigas, em julho de 1969. A passeata dos estudantes pela anistia, em 1977. Tem até foto de um amigo meu na capa da Veja. Na noite da votação pelas diretas eu estava em plena aula de desenho arquitetônico e choramos juntos, classe e professor.


Tantas lembranças, mas acredito que a mais forte, a mais impactante é de 11 de setembro, quando o segurança da empresa em que eu trabalhava veio correndo me dizer: Você não vai acreditar, mas um avião acabou de bater num prédio de Nova York e estão dizendo que foi ataque terrorista. Liguei para minha casa e perguntei à minha irmã o que acontecia. Ela chorando, me disse que estava passando na televisão. Já se passaram seis anos e eu ainda fico emocionada e pasma com tamanha covardia.

Nenhum comentário: